DICAS ECODESAFIO

A prática regular de exercícios físicos é fundamental para uma vida saudável. Nesta sessão temos o prazer de receber dicas especiais para você se preparar para o I ECODESAFIO de RESERVA IBIRAPITANGA da personal trainer Ana Mota (ex-jogadora de basquete da seleção brasileira). Portanto, aproveitem!


ANTES DE MAIS NADA… VOCÊ ESTÁ COM SEUS EXAMES EM DIA?
Por Ana Mota, personal trainer (personal@anamota.com.br)
Antes de iniciar a prática de exercícios físicos, em especial a corrida, é importante a realização de exames médicos, tanto testes ergométricos quanto avaliação ortopédica. Assim, é possível verificar se existem restrições, bem como conhecer os cuidados necessários para que essa prática seja segura, prazerosa e possa de fato contribuir para a melhora da sua qualidade de vida.
RESPEITE SEUS LIMITES E TREINE COM SEGURANÇA
Por Ana Mota, personal trainer (personal@anamota.com.br)
Além da orientação médica e de um profissional de Educação Física, respeitar seus limites pessoais é fundamental para uma prática segura e confortável. Para isso, é preciso saber identificar sintomas físicos relacionados à prática de exercícios físicos – principalmente aos praticantes que querem começar a correr –, como frequência cardíaca e respiratória, dor muscular, cansaço e fadiga, pois esses sintomas sinalizam o momento de diminuir ou até mesmo de parar.
CUIDANDO DE QUEM VAI TE LEVAR ATÉ A LINHA DE CHEGADA!
Por Ana Mota, personal trainer (personal@anamota.com.br)
Proteja seus pezinhos. O tênis é o acessório mais importante para quem caminha ou corre, portanto, o uso de um modelo apropriado para caminhada e/ou corrida, com solado de borracha, com um bom sistema de amortecimento e com cadarços é essencial. Para quem corre, o tênis deve ser meio ou um número maior do que os calçados usados no dia a dia para não machucar as unhas durante a corrida. Lembre-se, nunca use um tênis novo para correr em uma prova ou desafio! Outro complemento importante para seus pés são as meias. Elas ajudam a absorver a transpiração, prevenir dermatites e também evitar as temidas bolhas!
DESCULPEM-ME OS QUE ADORAM DESFILES DE MODA, MAS CONFORTO É FUNDAMENTAL!
Por Ana Mota, personal trainer (personal@anamota.com.br)
Roupas leves e confortáveis são as mais indicadas para a realização das corridas e caminhadas. Para o nosso clima, o ideal para correr são camisetas leves e bem arejadas, se possível que não retenham o suor e o calor, permitindo à pele respirar. Shorts, bermudas, calças legging e tops devem seguir esse mesmo princípio: conforto! Para quem está acima do peso, uma dica importante é usar também bermudas de lycra similares às utilizadas pelos ciclistas.
PROTETOR SOLAR, BONÉ E ÓCULOS, PARCEIROS IMPORTANTES!
Por Ana Mota, personal trainer (personal@anamota.com.br)
Independente da estação do ano é imprescindível o uso de protetor solar adequado ao seu tipo de pele. Nos dias de sol é recomendável também a utilização de boné e óculos. O boné protege a cabeça, o rosto e os olhos do sol (e até mesmo da chuva) e também ajuda a reter um pouco do suor. Os óculos proporcionam maior conforto, especialmente, para quem sofre com o excesso de luminosidade, além
disso, protege os olhos contra poeira e insetos. Escolha os que tenham proteção para os raios UVA e UVB e também design adequado para corrida.
COMO EU SEI MEU RITMO IDEAL DE CORRIDA/CAMINHADA?
Por Ana Mota, personal trainer (personal@anamota.com.br)
Existem duas maneiras para saber seu ritmo ideal para realizar uma corrida ou caminhada com segurança. A primeira, e mais precisa, é realizando um teste ergométrico em uma clínica especializada. A outra, não tão precisa, mas também muito utilizada, porque você mesmo pode fazer, e é baseada em pesquisas científicas, é a clássica fórmula: 220 menos sua idade. Das duas formas é possível identificar sua frequência cardíaca máxima que não deverá ser ultrapassada durante a corrida/caminhada. Para iniciantes, o ideal é manter os batimentos cardíacos entre 60 e 70% da sua frequência máxima.